Dra. Marina - Nutrição da Menarca à Menopausa

Emagrecimento Saudável

O emagrecimento saudável é a chave para a manutenção do peso a longo prazo. Isso significa dizer que ter uma alimentação equilibrada na maior parte do tempo é mais inteligente do que viver de dietas restritivas ou da moda. 

A maioria dos problemas de compulsão alimentar são adquiridos pós dietas restritivas. Por isso, perder peso comendo de tudo e com maior consciência é, inclusive, mais prazeroso, saudável e eficiente para que haja uma continuidade e sair do efeito sanfona. Aliás, esse é o fator que mais afeta a maioria de nós mulheres. Esse engordar, emagrecer, comer, deixar de comer, limitar-se ou libertar-se nos gera uma infinidade de problemas e pressões desnecessárias além daquelas já naturalmente existentes, seja pelo trabalho, pela rotina, pela família, pela sociedade como um todo.

No processo de emagrecimento saudável as questões pessoais ligadas à alimentação são abordadas para que se identifique possibilidades para lidar da melhor forma com esses acontecimentos. Faz-se um resgate de todas as tentativas, avalia-se o que deu certo e o que não funcionou e constrói-se em conjunto as novas perspectivas para sua realidade. 

A ideia é libertar-se da culpa, aceitar-se, é poder comer um doce aprendendo a degustá-lo da melhor forma sem isso virar um transtorno após consumi-lo. É tirar os alimentos das caixinhas do “proibido” e “permitido”.  É poder sair com os amigos e divertir-se sem estar o tempo todo preocupada com o que pode ou não ser consumido, é aproveitar o momento de verdade. Aprender ou reaprender a cozinhar, é desembalar menos, é cultivar hábitos que deixam a vida mais leve, por consequência com um peso equilibrado e com mais saúde. Nesse processo mais agradável o emagrecimento vai ocorrendo gradualmente, sem perdas muito repentinas que tendem a gerar um rebote de ganho excessivo como nas dietas restritivas. No emagrecimento saudável o próprio corpo entende que está ganhando saúde sem entrar em recessão para tentar recuperá-lo a qualquer momento. E assim, fazer as pazes com a alimentação, com seu corpo e ter autonomia para fazer suas próprias escolhas.

Enviar Mensagem
Olá 👋
Como posso ajudá-la?